Praticando Mindfulness com os filhos e alunos!
- Inclusão Criativa
- 27 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2020

por Martha Prado Miguel
Neuropsicóloga
CONVITE A PAUSA
Praticar atenção plena com crianças e adolescentes é tão simples como brincar, o diferencial está na motivação da brincadeira. Partimos de um princípio intencional, ensiná-las a prestar atenção em seus corpos, suas mentes e atitudes.
Como fazer uma criança que está agitada, triste ou até mesmo indignada, parar e prestar atenção? Temos muito o que considerar para conseguir a atenção deles, é simples, mas ao mesmo tempo exige muita criatividade.
- Primeiramente precisamos considerar a idade da criança e/ou adolescente, o seu potencial cognitivo de compreensão para que possa absorver a atividade.
- Segundo, os pais e professores precisam praticar o que está sendo proposto às crianças e aos adolescentes, vivenciar Mindfulness no dia a dia. A nossa proposta é ajudar os pais e professores a desenvolver a sua própria experiência praticando para poder compartilhar essas experiências com os filhos e ou alunos.
- Terceiro, desenvolver a Atenção Plena, está longe de descobrir a porção mágica em que muitos pais e professores esperam para poder controlar as crianças e adolescentes difíceis.
Acontece é que durante a prática, podemos observar o que está acontecendo em nossas mentes e corpos enquanto descansamos na sensação de nossa respiração. Experimentamos assim, momentos de calma onde é possível fazer escolhas, mudar caminhos e/ou praticar a aceitação com serenidade. Não há necessidade de fazer nada especial, o objetivo é experimentar plenamente o que está acontecendo, aqui e agora (respirar é vida).
Vamos começar?
Qual a melhor postura?
A melhor postura é aquela em que a criança esteja confortável. Vamos sugerindo algumas posturas levando em consideração o momento do dia em que se faz a prática. Hoje a prática está voltada para o relaxar o corpo, se acalmar e dormir:
Crianças de 5 a 10 anos (5 minutos)
Praticando Mindfulnes alongando:
"Eu e a estrela do mar"
Sugerimos disponibilizar uma imagem pronta ou podemos introduzir a arte, para prender a atenção da criança, com curiosidade, construindo uma estrela do mar, juntos. Atividade recomendada aos professores, principalmente.
Converse com a criança explicando: Antes de começar vamos conhecer a estrela do mar. A estrela do mar tem cinco braços que se juntam no centro do corpo onde fica sua “boca”, é por onde ela come. Na ponta dos braços ficamos os olhinhos, assim, ela percebe a luz e a escuridão no fundo do mar. Ela usa os braços para pegar os alimentos, ela tem muita força nos braços, e com eles se move como uma roda. (a música calma ajuda a criança relaxar: é opcional)
Essa prática vai nos levar a imaginar que somos uma estrela do mar.
Vamos nos deitar de barriga para cima e de olhos fechados.......,
isso.....estique os braços, as pernas, bem abertos.....(pausa)....isso. Vamos imaginar que os dois braços, as duas pernas e a cabeça são os cincos braços da estrela do mar. Imagine que agora você é uma estrela do mar, apenas na imaginação!..........(pausa)
Vamos respirar: inspire e expire, puxando o ar pra dentro e soltando.....assim..isso.... outra vez......(duas vezes).
Perceba que a barriga se enche de ar como se fosse um balão..........(pausa)
Vamos repetir: Puxando o ar pra dentro (inspirando)......... e esticando, bem forte, os braços, as pernas, a cabeça, o peito, até as mãos e os pés, esticando.....esticando...... esticando......todo o corpo....isso. Agora solte todo o ar (expirar).........
Experimente novamente.(duas vezes)
Preste atenção que quando soltamos o ar, parece que todo o peso, todo o cansaço do corpo sumiu!
Permanecendo, ainda, de olhos fechados, deixe o corpo bem solto no chão, molinho, solto.........e prestando atenção na respiração percebe que todo o corpo respira, sem esforço, tranquilo......todo o corpo sabe respirar , sozinho.
Aproveitando que estamos mais descansados, tranquilos, vamos ficar em silêncio, sentindo a música por alguns instantes, só a música. (pausa)........Finalmente, vamos nos preparando para aos poucos abrir os olhos, bem devagar.
Se preparando para dormir: Pode dar continuidade à prática acima, o importante é que a criança esteja na cama, ela já entrou no processo de relaxamento, deixe a música até dormir.
Comments